Notícias

Documenta, premiada pela terceira vez em evento do Curso de Atualização Dr. Feres Secaf

24/08/2018

A Documenta, parceira no do Centro RDI de Ensino junto com a MED Medicina Diagnóstica, foi premiada nas três últimas edições do Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem que ocorre durante o Curso de Atualização em Imagem Prof. Dr. Feres Secaf, promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR). O evento tem por objetivo promover a educação e o congraçamento de residentes e aperfeiçoandos em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com discussão de casos clínicos.


No Encontro de 2018, o caso apresentado pela Dra. Denise Fabri Engracia Mello ficou em quarto lugar. O caso clínico é de uma doença rara de osteossarcoma parosteal de baixo grau. Trata-se de um tumor proveniente da matriz osteogênica, sendo o tumor ósseo maligno mais comum em pessoas jovens. A particularidade do caso é que a evolução aconteceu de forma arrastada, pois o paciente acompanhou durante sete (7) anos com radiografias de rotina demonstrando estabilidade da lesão até sua ressecção devido ao quadro doloroso. Portanto, o sarcoma parosteal deverá ser lembrado nas lesões ossificadas pedunculadas ao osso, mesmo com um crescimento indolente, porque ele é menos agressivo que o osteossarcoma clássico. Como prêmio o médico recebeu passagem e hospedagem para expor seu trabalho no Congresso Chileno de Radiologia, em Santiago, Chile, evento promovido pela Sociedade Chilena de Radiologia (SOCHRADI). O encontro de 2018 ocorreu com moderação do Dr. Nelson Caserta.


A cada ano que passa o Centro RDI de Ensino, que conta com a sinergia principalmente da Documenta e MED Medicina Diagnóstica, vem se destacando na área de educação. 


Caso clínico Documenta premiado em quarto lugar em 2018


Autora: Dra. Denise Fabri Engracia Mello


Orientador: Dr. Mauro José Brandão da Costa.



Voltar